A trajetória de Heloísa foi um dos pontos centrais de Anos Rebeldes. Interpretada por Cláudia Abreu, a personagem foi considerada por Gilberto Braga a melhor criação do autor. “Acredito que seja o melhor papel que criei. Era uma heroína típica, arrebatada”, afirmou Braga ao livro Autores – Histórias da Teledramaturgia, projeto desenvolvido pela Memória Globo em parceria com a Editora Globo, em 2008.
No último capítulo, Heloísa foi assassinada ao tentar deixar o país. A sequência apresentou a repressão da ditadura militar, com torturas e humilhações impostas a presos políticos. A exibição aconteceu em 14 de agosto de 1992, na mesma data em que estudantes fizeram uma passeata no Rio de Janeiro pelo afastamento do então presidente Fernando Collor.
Os manifestantes, conhecidos como caras pintadas, cantavam Alegria, Alegria, de Caetano Veloso, música que era tema de abertura da minissérie. Heloísa, personagem de Cláudia Abreu, era vista como musa do movimento. Em 29 de dezembro daquele ano, Collor renunciou ao cargo.
A produção da TV Globo, exibida em 1992, também teve no elenco Cássio Gabus Mendes, Malu Mader, Marcelo Serrado e Pedro Cardoso. A pesquisa usada por Gilberto Braga para construir a trama contou com o livro-reportagem 1968 — O ano que não terminou, de Zuenir Ventura.
Lançada em 1988, a obra reunia acontecimentos da fase mais violenta da ditadura militar iniciada em 1964. Ventura morreu aos 95 anos nesta terça-feira (22).







