A mulher morta é o ponto de partida de “Precisamos Falar”, mas permanece fora do centro das conversas entre as famílias. Em cartaz nos cinemas, o longa dirigido por Pedro Waddington e Rebeca Diniz acompanha as consequências de um crime cometido por adolescentes e questiona como os adultos lidam com a responsabilidade dos filhos.
Na história, Sandra, Paulo, Celso e Anna se reúnem depois de descobrir que os jovens participaram da morte de uma mulher em situação de rua. A vítima fica distante do mundo protegido em que eles cresceram, enquanto o debate se concentra no futuro dos meninos e nas decisões que os pais precisam tomar.
Proteção e responsabilidade
Sandra teme entregar o filho à Justiça. Anna defende que ele responda pelo crime. As posições dos personagens, porém, não são apresentadas como escolhas simples ou totalmente estáveis. O vínculo afetivo, a dúvida sobre o que virá depois e a tentativa de justificar as próprias atitudes atravessam a discussão.
A adaptação brasileira do romance “O Jantar”, de Herman Koch, transforma esse encontro em um confronto entre valores que pareciam definidos antes de exigirem uma decisão concreta. O filme também mostra como a preocupação com o futuro dos adolescentes pode repetir o apagamento da mulher morta, cuja vida parece não ter sido considerada pelos jovens quando a violência começou como uma brincadeira.
Marjorie Estiano interpreta Sandra, Alexandre Nero vive Paulo, Emílio de Mello faz Celso e Hermila Guedes aparece como Anna. O elenco conduz uma trama baseada nas posições assumidas após o crime, com personagens que tentam convencer os demais — e a si próprios — de que agem pelas razões certas.
Dirigido por Waddington, de “Gilda, Lúcia e o Bode”, e Diniz, de “Sob Pressão”, “Precisamos Falar” é uma adaptação que evita indicar uma resposta única para o dilema apresentado. A decisão sobre como agir fica ligada aos valores defendidos por cada família e ao momento em que esses princípios passam a envolver alguém próximo.







